XXI Curso de Distúrbios de Aprendizagem Relacionados à Visão – Outubro de 2013

Desmistificando conceitos sobre a visão e a aprendizagem, incorporando novos conhecimentos disponibilizados pelas Neurociências, dando suporte a profissionais de saúde e educação na identificação de portadores que com frequência são considerados indisciplinados, desmotivados ou incompetentes, realizamos do dia 23 a 26/10 a XXI Edição do Curso de Distúrbios de Aprendizagem Relacionados à Visão.

Cerca de 70 profissionais de variadas áreas, como oftalmologistas, professores, psicopedagogas, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas e ortoptistas aprenderam a compreender porque ler pode ser tão difícil, a identificar as disfunções e déficits de aprendizagem relacionados à visão e a intervir precocemente, aplicando a metodologia Irlen para ajudar as pessoas que possuem a Síndrome.

O curso contou com palestras fundamentais para conscientizar as pessoas sobre a importância do apoio multidisciplinar, como as palestras do Dr. Ricardo Guimarães, Dra. Márcia Guimarães, de profissionais do Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães, como Cláudia Diniz e Marina Nogueira e das convidadas da Via do Saber Drª Maria Amim e Heloisa Mara.

Para a Psicopedagoga Mariana Casa Grande, de Santo André, SP, o curso DARV proporcionou o prazer de poder ajudar crianças a lerem “Os meus pacientes vivem muitas frustrações na vida escolar deles. E eu vou sair daqui e levar esses materiais, esses novos conhecimentos para essas crianças
e amenizar esse sofrimento de vida que eles levam. Estou saindo muito satisfeita”, ressalta.

Já para Júlio César, psicólogo da cidade de Niterói, RJ, o curso DARV significou um divisor de águas em sua vida. “A partir de hoje, o meu olhar mudou e mudou também meu conhecimento. E quando mudamos nosso conhecimento mudamos a nossa vida. Eu saio daqui hoje com a perspectiva de estar ajudando pessoas a mudarem a sua realidade. Aconselho, recomendo que todos aqueles que puderem estar aqui, estejam, vale a pena.”

 

Depoimentos: