Síndrome da Deficiência Postural: Propriocepção, Postura, Visão e Aprendizagem- Agosto de 2010

O Curso de Síndrome da Deficiência Postural, SDP, aconteceu nos dias 13 e 14 de agosto e reuniu mais de 50 profissionais da saúde e educação. No encontro, os participantes tiveram a chance de compreender melhor a relação entre visão, postura e aprendizagem, além de conhecerem o tratamento proposto pela oftalmologia, fisioterapia e odontologia, visando melhorar a qualidade de vida de quem tem SDP.

O curso ofereceu uma introdução ao tema e permitiu que os profissionais, mais que apenas reconheçam indivíduos com a Síndrome, que atinge cerca de 10% da população mundial, entendam a importância de um tratamento transdisciplinar. Portanto, foram convidados palestrantes das diversas áreas: Dra. Cláudia Diniz, fisioterapeuta, Dra. Narcisa Pavan e Dra. Maria Antônia Pujatti, odontologistas e Dra. Isabela Garcia, oftalmologista, além da participação também da Dra. Márcia Guimarães, oftalmologista e diretora do Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães.

O controle postural, a importância sensorial do sistema somatossensitivo na postura, o sistema visual, lentes prismáticas, distúrbios proprioceptivos e a ortopedia funcional dos maxilares, foram alguns dos temas abordados, nos dois dias de evento. Para Celeste Alves, psicopedagoga, o curso lhe ofereceu um novo olhar sobre seus pacientes. “Eu vejo agora a SDP dentro do meu trabalho, era um olhar que antes eu não tinha e, agora, pretendo me aprofundar no assunto”, comenta.

 

Depoimentos: