I Curso Internacional Integração Sensorial e Aprendizagem: O Sistema Proprioceptivo

No dia 23 de agosto a Fundação Hospital de Olhos promoveu o I Curso Internacional Integração Sensorial e Aprendizagem – O Sistema Proprioceptivo – e reuniu mais de 80 profissionais da área da saúde de todo o país.

Para falar sobre o assunto a entidade convidou os renomados especialistas internacionais Dr. Jean Pierre Roll e Dra. Regine Roll, da Universidade de Provence na França, e o oftalmologista português Dr. Orlando Alves da Silva.

Durante o evento foram apresentadas as diversas perspectivas sobre o sistema proprioceptivo, os sintomas que ocorrem em vários departamentos do organismo quando este sistema entra em disfunção e, também, as formas de tratamento.

O tratamento proposto pelo Dr. Orlando Alves da Silva consiste em normalizar o funcionamento do sistema proprioceptivo com novas informações de forma integrada, como a reprogramação postural, palmilhas posturais e prismas ativos. Estes últimos, os prismas, atuam sobre a via retinocolicular, que é a via proprioceptiva visual, responsável pela percepção da localização do corpo no espaço.

O tratamento é indicado para pacientes adultos com cefaléias de causa não diagnosticada, associada à insuficiência da convergência ocular, pacientes que têm dificuldade de equilibrio e visão espacial, que caem com facilidade ou sofrem dificuldade de concentração e memória, dificuldade na coordenação motora de causa não neurológica ou anatômica, dentre outros.

A abordagem é mais uma aliada no tratamento dos pacientes com dislexia, distúrbios de aprendizagem relacionados à visão e outras patologias.

“O intuito da Fundação Hospital de Olhos é fomentar a pesquisa, as discussões e o conhecimento em torno do tema visão e aprendizado. Para isso temos trabalhado com uma metodologia clínica interdisciplinar, apoiada a parcerias com a UFMG, com profissionais da área da saúde e outras instituições”, afirma Dr. Ricardo Guimarães, Presidente da Fundação Hospital de Olhos.