Interna dos projetos

Os projetos sociais da Fundação são direcionados às áreas da saúde e da educação. Dentre várias iniciativas, destaca-se o Projeto VimTeVer que foi reconhecido em 1997 pela Curadoria Geral de Fundações de Minas Gerais, conferindo à Fundação HOLHOS medalha de prata em cidadania, em concorrência com outras grandes instituições. Esse reconhecimento foi resultado dos trabalhos desenvolvidos nas cidades de Patrocínio e Monte Carmelo, onde centenas de pessoas voltaram a enxergar após a cirurgia de catarata.

No anos seguintes, a Fundação Hospital de Olhos levou o Projeto VimTeVer às escolas e às universidades por meio do VimTeVer Pimpolho e do VimTeVer Universitário.

O VimTeVer Pimpolho visita escolas e recebe alunos da capital mineira com objetivo de detectar problemas de visão em crianças de 9 a 10 anos, quando ainda há tempo de corrigi-los. O projeto envolve palestras e atividades lúdico-educativas com linguagem apropriada à faixa etária do público.

Com o objetivo de acompanhar as crianças até a Universidade, a Fundação Hospital de Olhos criou o Projeto VimTeVer Universitário que atendeu e levou a saúde visual a cerca de 7000 universitários entre os anos de 2007 a 2009. Os estudantes de universidades conveniadas obtiveram acesso à orientações, diagnósticos e tratamentos com preços diferenciados em uma fase da vida em que ainda não possuem independência financeira. Nesse projeto é dada atenção aos distúrbios de aprendizado, especialmente à Síndrome de Irlen, que acomete principalmente atividades que requerem leitura.

Com todos esses projetos, o envolvimento da Fundação Hospital Olhos com a educação tornou-se ainda mais próximo. Os médicos oftalmologistas Dr. Ricardo e Dra. Márcia Guimarães, fundadores dessa instituição, não se conformavam em ver indivíduos com capacidade verbal e audiológica inquestionáveis e exame oftalmológico aparentemente normal obtendo resultados escolares e profissionais muito aquém de seu potencial intelectual e esforço despendidos.  Dessa maneira, passaram a investigar os distúrbios de aprendizado relacionados à visão.

Para promover a inclusão educacional e social e reduzir o impacto dos distúrbios de aprendizagem relacionados à visão a Fundação HOlhos desenvolveu metodologia de treinamento de profissionais das áreas da Saúde e Educação.

A Fundação  oferece cursos sobre como identificar e abordar Distúrbios de Aprendizagem Relacionados à Visão (incidência de 15%) dentro da escola. Esse formato de curso é denominado “Curso de Distúrbios de Aprendizagem Relacionados à Visão (DARV) – Síndrome de Irlen”, tem duração de 30horas/aula e já formou milhares de profissionais (psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos, médicos, entre outros profissionais) dos 25 Estados brasileiros e Distrito Federal como Screeners. Esses profissionais são capacitados a identificar a Síndrome de Irlen (um déficit do processamento visual) e prescrever lâminas de sobreposição para leitura, com objetivo proporcionar conforto durante atividades que requerem leitura, com consequente melhora de sua fluência e até mesmo do rendimento escolar.

O objetivo principal dessa capacitação é desmistificar conceitos sobre visão e aprendizagem, incorporar novos conhecimentos disponibilizados pelas Neurociências, dando suporte aos profissionais na identificação de indivíduos, que com frequência são considerados indisciplinados, desmotivados ou incompetentes.

Os participantes do curso contam com a certificação, divulgação de seus dados profissionais no portal www.fundacaoholhos.com.br, além de terem acesso a conteúdos exclusivos sobre Visão, Educação e Saúde de modo amplo, e Aprendizado, além de cursos periódicos de enriquecimento e apoio na divulgação da metodologia em sua região.

Outro modelo de capacitação oferecido pela Fundação é um curso destinado a professores e gestores da rede de ensino, com carga horária de 4 a 8horas/aula, em que os participantes são capacitados para identificar dentro das salas de aula indivíduos portadores de distúrbios de aprendizagem relacionados à visão.

Denominado “Seminário de Pré-avaliação de Distúrbios de Aprendizagem” esse formato oferece uma introdução à Síndrome de Irlen, assim como discussões das técnicas de diagnóstico e apoio para a prática acadêmica. Os participantes são capacitados para aplicar a pré-avaliação de maneira a identificar dentro das salas de aula indivíduos portadores de distúrbios de aprendizagem relacionados à visão.

Até o presente momento já foram capacitados mais de 5000 profissionais pela Fundação.

A Fundação HOlhos também atua através de participação em eventos sociais e ministração de palestras gratuitas em escolas e centros de ensino, com o objetivo levar conhecimento a respeito da Neurovisão, dos déficits de aprendizagem relacionados à visão e demais questões correlacionadas, como o impacto desses na vida acadêmica, social e laboral, bem como os tratamentos disponíveis. Nossa missão é promover e aplicar a ciência da Neurovisão, com impacto no aprendizado, comportamento e bem-estar.