Dr. Ricardo Guimarães

Médico Oftalmologista, com Doutorado pela Faculdade de Medicina da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais, Pós-graduado na França, Inglaterra e Estados Unidos.

Atualmente é Diretor-Presidente do Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães; Presidente da Fundação Hospital de Olhos; Editor Médico da revista Ocular Surgery News – Latin America; Cônsul Honorário do Canadá em Belo Horizonte; Diretor do LAPAN – Laboratório de Pesquisas Aplicadas a Neurovisão da UFMG; Presidente do Comitê de Saúde da Americam Chamber of Commerce (AMCHAM) em Belo Horizonte,  Diretor da Associação Comercial de Minas e Presidente da UBQ (União Brasileira para a Qualidade).

Ao longo de sua carreira, Dr. Ricardo criou, participou e/ou introduziu muitas inovações na oftalmologia. Ele foi um pioneiro em muitos desenvolvimentos, além de ter criado instrumentos e técnicas que são usados mundialmente.

Um líder nas áreas de Córnea, Catarata e Cirurgia Refrativa, Dr. Ricardo já apresentou cursos e palestras em vários países, além de ter sido editor de revistas como a “Highlights of Ophthalmology” e “Ocular Surgery News – Latin America”, e de ter editado o primeiro livro publicado no Brasil sobre Cirurgia Refrativa. Suas afiliações profissionais são extensas, e incluem a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, a Academia Americana de Oftalmologia, a International Implant Club, International Club of Refractive Surgery e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Refrativa (foi presidente e atualmente é conselheiro). Atuou também como Conselheiro do Conselho Regional de Medicina (CRMMG) e pesquisador pela Fapemig.

Entre seus reconhecimentos podem ser citados o título de Cidadão Honorário de Belo Horizonte, Nova Lima e Unaí, em Minas Gerais, a medalha de prata da Federação Mineira de Fundações de Direito Privado – FUNDAMIG pelo trabalho desenvolvido pela Fundação Hospital de Olhos de Minas Gerais, além de ter recebido o “Colar do Mérito da Corte de Contas” do Ministro José Maria de Alkmim, a ”Medalha da Inconfidência” do governador Aécio Neves pelas suas contribuições para o desenvolvimento de Minas Gerais e a Medalha Presidente Juscelino Kubitschek.

Dr Ricardo Guimarães se dedica, atualmente, à atividade clínica, às pesquisas e estudos sobre o tema Distúrbios de Aprendizagem relacionados à Visão. Lidera a gestão da Faculdade da Saúde e Ecologia Humana – FASEH como referência no processo de ensino inovador e é ainda o idealizador da BH International Medical City estando à frente da construção de um complexo de saúde em Minas Gerais que será referência internacional.

Sua esposa, Dra. Márcia Reis Guimarães (M.D. Ph.D.), é Médica Oftalmologista e Doutora em Qualidade da Visão Funcional pela UFMG. Atua como Diretora Clínica e Chefe do Departamento da Qualidade da Visão do Hospital de Olhos Dr.Ricardo Guimarães