Artigos

Família-escola Parceria vital

A família é essencial para o desenvolvimento do indivíduo, independentemente da sua formação. É no meio familiar que o indivíduo tem seus primeiros contatos com o mundo externo e aprende os primeiros valores e hábitos. Tal convivência é fundamental para que a criança se insira no meio escolar sem problemas de relacionamento disciplinar, entre outros.

LEIA MAIS

Entenda os diferentes transtornos de aprendizagem

O aprendizado é um processo complexo, dinâmico, que resulta em modificações estruturais e funcionais permanentes no SNC (Sistema Nervoso Central). As modificações ocorrem a partir de um ato motor e perceptivo, que, elaborado no córtex cerebral, dá origem à cognição.

LEIA MAIS

Educando o Gestor: a gestão educacional e o convívio com os distúrbios de aprendizagem

As melhores escolas fazem constantes investimentos em infra-estrutura, metodologia e qualificação de professores. Mesmo atingindo todas as metas deste aprimoramento técnico, cerca de 15% dos alunos não conseguirão obter um bom aproveitamento. Esta porcentagem são os portadores de “Transtornos de Aprendizado”, objetos da atenção de especialistas em saúde e educação em todo o mundo. A maior parte dos portadores destes distúrbios tem sua causa associada à visão, freqüentemente denominada Dislexia ou Dislexia de Leitura.

LEIA MAIS

E a família, como vai?

Quando a dificuldade de aprendizagem entra em cena no contexto familiar os seus membros se deparam com uma nova circunstância fazendo parte de seu dia a dia. Consequentemente, podemos esperar que haja uma modificação dos papéis desempenhados por seus elementos. A família passará por mudanças diante dessa nova situação.

LEIA MAIS

Despertando o olhar para o conhecimento

O processo de alfabetização nas escolas não depende somente de um bom alfabetizador, mas, principalmente, de um educador com visão aberta para o conhecimento e para a possibilidade do desconhecido.

LEIA MAIS

Aquisição da Habilidade de Escrever

Ao participar do Curso de Dislexia com o Professor Vicente Martins, no Pré I Simpósio Nacional de Screeners, ocorrido no início de Outubro no Hospital de Olhos, senti-me na obrigação de realizar uma reflexão sobre o processo da escrita. É comum ouvirmos questionamentos sobre a péssima qualidade das escritas das crianças de hoje: – “Por que antigamente todos tinham letra bonita e agora é esse caos?”

LEIA MAIS

A inclusão de aluno com deficiências múltiplas em escola da Rede Particular de Ensino

Há mais de quarenta anos trabalho em escolas particulares de ensino comum que incluem entre seus alunos alguns com necessidades especiais. Na escola atual temos alunos que apresentam diagnósticos que se enquadram na Síndrome de Asperger, Síndrome de Tourrette, Deficiência Intelectual, e vários Transtornos do Déficit de Atenção e Hiperatividade e outras dificuldades de aprendizagem.

LEIA MAIS

A importância do diagnóstico precoce dos Transtornos de Aprendizagem

Nos últimos anos, a relevância da identificação precoce dos Transtornos de Aprendizagem tem se tornado maior, principalmente pelos professores, fonoaudiólogos, família, psicólogos e pedagogos. A incessante busca por novas avaliações e metodologias de reabilitação constitui um grande avanço no diagnóstico precoce e no manejo de indivíduos com risco de apresentar alterações de leitura e escrita.

LEIA MAIS