Mensagem da Dra. Márcia Guimarães

Aos nossos queridos pacientes, pais e Screener, nossa mensagem à vocês:

Gostaríamos que soubessem que ficamos muito felizes e orgulhosos pelo bom desempenho que tem apresentado nas provas de Vestibular. Para portadores de Síndrome de Irlen esse  é um tremendo  desafio, não por ser difícil cognitivamente, mas pelo cansaço progressivo que os colegas ao lado não enfrentam;  pela sobrecarga sensorial, que os sabota  ainda mais agravada pelo estresse; pela tendência a fazer “breaks  de atenção e foco”,  para reduzir o stress visual; pela pressão por rendimento X tempo de prova, etc.

Não são apenas os Filtros Espectrais ou os Overlays  responsáveis pelo bom desempenho acadêmico. Existe mais uma coluna de sustentação neste tripé de sucesso: um ser humano inteligente, teimoso e obstinado  que enfrenta esta reconhecida desigualdade sensorial  e VENCE! Vocês são GUERREIROS e têm todo o mérito.

Em vários locais do país, segundo nossos pacientes, e também os indivíduos assistidos por nossa Rede de Screeners, o número de portadores de S. de Irlen é tão significativo que foram estabelecidas salas de aula para atender com exclusividade à essa demanda. E assim, graças aos cuidados da Secretaria Especial de Direitos Humanos, nossos pacientes tem recebido condições de competir em pé de igualdade com seus pares em concursos  por todo o país.

Ajudem-nos a difundir esta causa onde ela ainda não é reconhecida: os pedagogos, psicólogos, oftalmos, psicopedagogos, T.Os , neuropediatras, fonos, etc tem em suas mãos mais uma ferramenta de suporte muito valiosa na recondução desta população  à escolaridade e  realização acadêmica e psicosocial.

Abraço com emoção, carinho e orgulho em  nome de toda a equipe de suporte.

Atenciosamente,

Profa. Dra. Márcia Reis Guimarães – Janeiro de 2016