Rua da Paisagem, 220 – Vila da Serra BH / MG
Rua da Paisagem, 220 – Vila da Serra BH / MG
A Síndrome de Irlen pode afetar qualquer indivíduo, inclusive os bons leitores, porém a severidade dos sintomas e suas manifestações podem variar de acordo com vários fatores, como por exemplo, a presença de alguma comorbidade, que normalmente são relacionados com a sensibilidade à luz e má percepção espacial.
A abordagem através da metodologia Irlen vem sendo usada e referendada há mais de 30 anos em milhares de escolas pelo mundo; seja pela aplicação de overlays ou dos filtros.
Portanto, Quem pode ser beneficiado com a Metodologia Irlen?
A:Problemas de leitura ligados à Síndrome de Irlen usualmente são resultantes da incapacidade do cérebro em compreender com precisão e processar a informação visual, não sendo justificados somente por déficits na fonética ou por um vocabulário fraco. Esses problemas ocorrem mais frequentemente em condições de iluminação fluorescente e em uma leitura com contraste preto/branco. Pela presença de distorções a leitura pode ser lenta e ineficiente levando o indivíduo a saltar palavras ou linhas, realizar releituras, e/ou ter uma má compreensão.
É válido lembrar que a A Síndrome de Irlen pode não ser a única razão para dificuldades de leitura, havendo vários outros fatores complicadores deste processo.
Muitos indivíduos, principalmente crianças e adolescente desatentos, ansiosos, agitados e que demonstram desmotivação são tidos erroneamente como TDA/TDAH, quando na verdade são portadores apenas de Síndrome de Irlen. Em outros casos, os indivíduos apresentam comorbidade entre Síndrome de Irlen e TDAH e o tratamento consiste no uso dos Filtros Irlen, além de medicação, porém ao utilizar os filtros, com a melhora da sintomatologia, em muitos casos há redução da necessidade de medicação para manter-se concentrados e atentos.
Quer saber mitos e fatos a esse respeito?
Mito: Inquietação e impulsividade sempre indicam a necessidade de medicação.
Fato: Outros problemas também podem causar esses mesmos comportamentos incluindo as sensibilidades a alimentos, alergias, dificuldades de aprendizagem, problemas de leitura, e Síndrome de Irlen.
Mito: Dificuldade de concentração e em permanecer na mesma tarefa indica a necessidade de medicação.
Fato: Dificuldades com leitura e aprendizagem relacionados à Síndrome de Irlen também podem causar esses mesmos comportamentos. Se a tarefa provoca sintomas físicos, como dores de cabeça, sonolência ou faz os olhos arderem, a medicação não pode ser a resposta ou ser apenas parte da resposta. O Método Irlen pode fazer com que a leitura e outras tarefas acadêmicas sejam menos frustrantes e mais confortáveis. Não negligencie a investigação de outras causas para os problemas acadêmicos.
Se você acha que suas dores de cabeça e enxaquecas são causadas pelo estresse, o Método Irlen pode ser capaz de te ajudar, já que ele elimina fatores ambientais que podem desencadear esse estresse, além de auxiliar na hipersensibilidade a luz, outro causador da sintomatologia em questão.Porém dores de cabeça podem indicar doenças mais graves como: aneurisma, tumor cerebral, derrame, meningite, encefalite, ou pressão arterial elevada. Se você tiver qualquer dúvida sobre a causa de suas dores de cabeça ou enxaquecas, contacte o seu médico para descartar essas possíveis causas.
Outras causas de dores de cabeça:
Para muitos, um traumatismo crânio-encefálico (TCE) pode resultar danos ao cérebro, tornam-do os indivíduos vulneráveis a fatores estressantes externos como a sensibilidade à luz, brilho, contraste, cores e geram uma incapacidade de manter a atenção e concentração, que por conseqüência acaba por afetar diversas áreas cerebrais, tais como: área física, área cognitiva e área emocional. A correta filtragem dos comprimentos de onda da luz geradores desse estresse (hipersensibilidade), através da Metodologia Irlen permite que o cérebro em um padrão normal. Com o retorno do bom funcionamento cerebral, os relatos:
A maioria das mudanças ocorre dentro de um curto período de tempo, porém os relatos indicam uma melhora contínua após os ganhos iniciais.
É possível que muitos portadores de Síndrome de Irlen estejam sendo considerados e tratados como tendo outras patologias, como comumente ocorre com a Dislexia ou Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) pela falta de conhecimento sobre os efeitos da hipersensibilidade à luz no processamento e qualidade da informação visual e porque tais patologias possuem características em comum. É lamentável que isto ocorra porque muitos dos sintomas têm abordagem direta, objetiva e não invasiva, sendo que nas formas puras, não requerem uso de medicamentos, mas sim apenas ajustes ambientais.
É importante ressaltar que muitos pacientes que apresentam outras patologias associadas com a SI, mesmo com a identificação e o tratamento desta e conseqüente eliminação dos sintomas, pode precisar de medicação e/ou apoio especializado a respeito dessas comorbidades.