Dra. Juliana Guimarães

Médica Oftalmologista com graduação pela Faculdade de Medicina da UFMG e especialização em Oftalmologia pela Santa Casa de SP, Retina pela Santa Casa de SP e Ultrassonografia Ocular e UBM pela Santa Casa de SP.

Além dos tratamentos voltados para a Neurovisão, a Dra. Juliana realiza atendimentos de consulta de Rotina, avaliação de retina, avaliação refrativa, avaliação de grau e  cirurgias de retina e Refrativa.

Ao observar indivíduos com capacidade verbal e audiológica inquestionáveis e exame oftalmológico aparentemente normal obtendo resultados escolares e profissionais muito aquém de seu potencial intelectual e esforço despendidos passou a investigar os distúrbios de aprendizado .

O Método Irlen Embora desconhecido no Brasil, o Método Irlen é aplicado em larga escala em mais de 34 países e conta com mais de 9000 profissionais utilizando esta técnica com o objetivo de remediar os sintomas associados à Dislexia de Leitura. Em muitos países, como Austrália, Inglaterra e vários estados americanos o Método Irlen foi adotado como referência diagnóstica na abordagem integrada de estudantes e adultos com atraso no desenvolvimento escolar e dificuldades profissionais.

Estima-se que entre os disléxicos, a Síndrome de Irlen tem uma incidência de 46% e na população em geral , sem queixas específicas o percentual é de 12 a 14% atingindo indivíduos que, embora evitem atividades relacionadas à leitura e escrita tem na fadiga visual, baixa visão de profundidade , fotofobia, desconforto ao uso de computador, omissão de palavras e linhas de texto, inversão de sílabas, distração e sonolência como algumas de suas queixas principais.

No Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães o Método Irlen, que utiliza filtros de absorção seletiva para controle das distorções visuoespaciais é precedido de ampla avaliação oftalmológica visando excluir patologias visuais na área oculomotora e intraocular. Nos casos onde as dificuldades se acompanham de alterações oftalmológicas ou associações com quadros neuropsicológicos, clínicos, medicamentosos etc abordagem interespecialidades é automaticamente incorporada na condução do caso.

Sua mãe, Dra. Márcia Reis Guimarães (M.D. Ph.D.), é Médica Oftalmologista e Doutora em Qualidade da Visão Funcional pela UFMG. Atua como Diretora Clínica e Chefe do Departamento da Qualidade da Visão do Hospital de Olhos Dr.Ricardo Guimarães.

E seu pai, Dr. Ricardo Guimarães é Diretor-Presidente do Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães; Presidente da Fundação Hospital de Olhos; Editor Médico da revista Ocular Surgery News – Latin America; Cônsul Honorário do Canadá em Belo Horizonte; Diretor do LAPAN – Laboratório de Pesquisas Aplicadas a Neurovisão da UFMG; Presidente do Comitê de Saúde da Americam Chamber of Commerce (AMCHAM) em Belo Horizonte, Diretor da Associação Comercial de Minas e Presidente da UBQ (União Brasileira para a Qualidade).